Tesouro Selic X Tesouro Direto – Quem Vence?

Tesouro Selic X Tesouro Direto – Quem Vence?

dezembro 28, 2018 0 Por [email protected]

Quando o governo precisa regular os juros do mercado, ele compra ou vende títulos públicos, através do Banco Central. Estes títulos negociados são conhecidos como Tesouro Selic ou Tesouro Direto. São uma boa opção de investimento, principalmente para quem não tem prática no mercado financeiro. Vamos analisar aqui qual a rentabilidade do Tesouro Selic.

O Tesouro Direto ou Selic, rende de acordo com a Taxa Selic, que é a Taxa básica de juros do País. Permitindo investimentos a partir de R$ 30,00, é uma forma de investir de baixo custo, sendo acessível a todos. É considerado um dos investimentos mais seguros do mercado, porque, entre outros fatores, tem rentabilidade pós-fixada.

juros pos fixado

Como funciona o Pós fixado

Entenda a rentabilidade pós-fixada e como isso torna o Tesouro Selic uma forma segura de investir o seu dinheiro:

Rentabilidade pós-fixada é aquela que será calculada apenas ao final do prazo do investimento. No momento da compra do título, não se tem absoluta certeza do valor final do rendimento. No caso do Tesouro Direto, que, como dito anteriormente, varia de acordo com a Taxa Selic, o que se tem é uma meta do Governo para esta Taxa, ou seja, uma “promessa” de um determinado valor.

A Taxa Selic hoje está em 6,5% ao ano e esta é a meta até Fevereiro de 2019. A princípio, se tudo correr bem, nada vai mudar. Mas, como vimos, a Taxa Selic é uma meta e não um número exato e, por isso, em alguns casos ela pode variar, sem aviso prévio…

Como a rentabilidade pós-fixada é uma forma de renda fixa, o Tesouro Selic é um investimento conservador e seguro, que não falta nunca na carteira de um investidor experiente. Assim como dirigir pela Uber ou ter um negócio de Marketing Digital, investir no Tesouro Direto é uma boa forma de obter uma renda extra.

 

Rentabilidade do tesouro selic

Rentabilidade do Tesouro Selic

Mas, enfim, qual a rentabilidade do Tesouro Selic? Descubra agora e veja se vale a pena investir nestes títulos públicos.

Os títulos do Tesouro Direto são comercializados com um prazo que pode variar bastante. Existem títulos a venda no mercado com vencimento em diversos anos diferentes, o que garante rendimentos diferentes. É preciso verificar quais títulos o Governo colocou a venda e quais são as condições, como prazo e rentabilidade, no momento da aplicação.

Mas o que se tem certeza é que o Tesouro Selic sempre rende de acordo com a Taxa Selic (Acompanhe sempre a taxa Selic hoje) do período e mais um valor, por exemplo, Taxa Selic + 0,01%. Sendo assim, a depender do prazo de vencimento do título você poderá ter um rendimento maior ou menor.

Por ter alguns fatores variáveis, para saber qual a rentabilidade do Tesouro Selic de forma mais exata possível, o melhor a fazer é ir até o site da Fazenda Pública (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora) e simular um investimento na Calculadora do Tesouro Direto, de acordo com o que é informado, lá mesmo, sobre os títulos que estão disponíveis para venda.